Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas
Produto
Gestão eficaz com indicadores de performance
A plataforma DataDrive integra num único ambiente um fluxo de ponta a ponta para a gestão oficinal, através de uma visão modular, desde a receção da viatura à orçamentação, encomenda de peças, agendamento de serviços e faturação.
Neste artigo iremos abordar a funcionalidade de PLANEAMENTO DE SERVIÇOS:
A funcionalidade de planeamento que o DataDrive oferece é altamente inovadora e fundamental para a gestão das oficinas que se pretendem diferenciar pela excelência de serviço e produtividade da sua operação.
Esta opção insere-se na estrutura de funcionalidades do DataDrive, organizada numa lógica de menus, e que corresponde à habitual sequência de processos na oficina.
A tarefa de planear cada serviço tem por base uma alocação eficiente do tempo, à equipa de técnicos oficinais (“Produtivos”) – algo complexo e muito desafiante de ser gerido com rigor sem uma solução inovadora, desenvolvida justamente com este propósito.
Como Funciona o Planeamento no DataDrive?
Ao selecionar “Planear Serviço” o utilizador acede à área de “Planeamento/Agendamento” onde poderá fazer a gestão da equipa em função da agenda diária de cada um dos “Produtivos”.
Nesta agenda poderão ser definidos todos os “tempos mortos” (por exemplo, ausências, férias, pausas) no sentido de ser contabilizado um total efetivo de horas úteis, passíveis de serem orçamentadas e distribuídas pela equipa, e com isso determinar o nível de produtividade real.
À medida que os orçamentos apresentados aos clientes forem aprovados, o gestor de oficina poderá fazer a sua alocação à equipa em qualquer instante e efetuar o agendamento observando o total de horas livres, sendo igualmente possível consultar o processo de cada viatura entre outras opções de análise.
A qualquer momento é possível de forma totalmente dinâmica analisar o status de cada viatura e intervir em tempo real no processo, atribuindo notificações específicas para o cliente ou efetuar pedidos de peças.
Que métricas estão disponíveis no planeamento?
A funcionalidade de planeamento no DataDrive disponibiliza um conjunto de métricas muito relevantes para a gestão oficinal, em virtude de proporcionarem, quer individualmente, quer numa perspectiva global, o nível de performance que resulta do trabalho agendado.
Horas orçamentadas: Informa em cada momento o tempo orçamentado face à capacidade horária total da equipa
Horas livres: Informa a margem de tempo disponível para novos agendamentos face à capacidade horária total da equipa
Horas trabalhadas: Informa a cada momento o total de horas realizadas
Produtividade: Informa o rácio entre o total de horas trabalhadas e as horas disponíveis
Eficiência: Informa o rácio entre o total de horas orçamentadas e o total de horas trabalhadas
Valor orçamentado: Permite uma visão global da faturação a realizar em função dos orçamentos aprovados