Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online
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Já foi uma tendência, mas hoje é uma realidade cada vez mais consistente: a pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contacto para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C. No sector das peças e acessórios para automóveis o contexto não é diferente, muito pelo contrário.
Considerando que este mercado, nomeadamente no pós-venda, tem sido um dos mais conservadores na adopção de tecnologias digitais, é previsível um potencial de crescimento muito significativo para os próximos tempos.
Segundo a McKinsey no seu estudo “The changing aftermarket game – and how automotive suppliers can benefit from arising opportunities”, os canais digitais vão continuar a influenciar os processos de pesquisa e compra dos clientes em mercados desenvolvidos, mas sobretudo em mercados mais emergentes. Na venda de peças, a McKinsey estima que o peso do comércio electrónico possa crescer 30% até 2035.
Para as empresas do pós-venda sem presença online, o lançamento de uma loja neste canal representa o primeiro passo na digitalização do negócio. Mas para ter sucesso, é fundamental existir uma estratégia de abordagem conforme sugerido pela Roland Berger no estudo “Online automotive parts sales: the Rise of a New Channel”.