Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

Produto

  • junho 14, 2021
  • 10 MIN Leitura


  • Já foi uma tendência, mas hoje é uma realidade cada vez mais consistente: a pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contacto para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C. No sector das peças e acessórios para automóveis o contexto não é diferente, muito pelo contrário.

     

    Considerando que este mercado, nomeadamente no pós-venda, tem sido um dos mais conservadores na adopção de tecnologias digitais, é previsível um potencial de crescimento muito significativo para os próximos tempos.     

     

    Segundo a McKinsey no seu estudoThe changing aftermarket game – and how automotive suppliers can benefit from arising opportunities”, os canais digitais vão continuar a influenciar os processos de pesquisa e compra dos clientes em mercados desenvolvidos, mas sobretudo em mercados mais emergentes. Na venda de peças, a McKinsey estima que o peso do comércio electrónico possa crescer 30% até 2035.

     

    Para as empresas do pós-venda sem presença online, o lançamento de uma loja neste canal representa o primeiro passo na digitalização do negócio. Mas para ter sucesso, é fundamental existir uma estratégia de abordagem conforme sugerido pela Roland Berger no estudo “Online automotive parts sales: the Rise of a New Channel”.

     

     

    3 fatores a considerar antes de lançar uma loja online:

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online



    1. CLIENTES: O que procuram? Qual a necessidade?

     

    Neste primeiro factor importa saber se a empresa vai competir em todo o mercado de peças ou especializar-se num nicho. Perante uma eventual saturação da oferta é prudente avaliar o valor acrescentado da nova loja online que vai agora começar.

     

    Conhecer o mercado-alvo ajuda a empresa a entender como vender melhor as suas peças e acessórios, mas também a projetar a construção da própria loja.


    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    2. PRODUTO: Quais as peças mais procuradas?

     

    Neste factor a preocupação incide sobre as peças com maior rotação no mercado online, em função da procura, mas também é crucial perceber quais as que libertam mais margem de acordo com as suas características.

     

    A questão logística é estratégica neste contexto, por ser uma variável que impacta na dimensão física da embalagem (maior ou menor volume para transporte), no manuseio (frágil ou não) e no nível do serviço para entrega, entre outras particularidades que determinam o preço e a fidelização dos clientes.

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online



    3. CANAL: Como chegar aos clientes?

     

    Tal como referido nos fatores anteriores, saber para quem vender e quais as referências mais procuradas são inputs determinantes para estruturar a loja online no sentido de fornecer os serviços adequados e de proporcionar a melhor experiência (UX) de compra. Adicionalmente deve preocupar-se com o posicionamento digital da sua loja online, para que as pessoas certas a encontrem. Neste âmbito, ter um excelente back office com potenciais ferramentas de SEO e marketing, é fundamental.

     



    A Tips4y pensou nestes desafios dentro da sua oferta “TIPS Automotive Digital” ao disponibilizar a Loja de Peças Online B2Cuma solução de e-commerce para cliente final, que permite aceder a funcionalidades estratégicas de backoffice para criar um portfolio, automatizar preços e integrar esta oferta com diferentes canais de marketing.

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Esta solução inovadora e ágil possui um processo de implementação rápido, permitindo a ida para o mercado de forma totalmente responsiva, diferenciando a abordagem e proporcionando aos clientes finais uma excelente experiência de compra digital.

    Os consumidores B2C de peças e acessórios possuem hábitos de pesquisa omnicanal, onde fazem comparações de preços e compras de conveniência, pelo que se tornou “obrigatório” neste sector a aposta na digitalização do negócio para continuar a competir neste mercado de acordo com as atuais tendências de compra.

    Contacte já a equipa Tips4y para lançar a sua nova loja online B2C.


    Para que não perca as novidades sobre a oferta Tip4y e o pós-venda automóvel subscreva a nossa newsletter.

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Outros Artigos

    Saiba como reduzir as devoluções de peças auto com as ferramentas digitais certas!

    Produto

    Saiba como reduzir as devoluções de peças auto com as ferramentas digitais certas!

    A devolução de peças continua a ser um problema com impacto nas empresas do após-venda auto, causando custos desnecessários e uma perda efetiva de produtividade para todos os intervenientes....

    7 MIN

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Produto

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Ainda não tem uma Webshop? Então está a perder vendas todos os dias! É uma solução "chave na mão" exclusiva para profissionais e personalizada de acordo com a identidade corporativa da...

    3 MIN

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    Produto

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    No 1º semestre registámos um aumento na procura da solução de pesquisa por matrícula pois as matrículas são a “porta de entrada” para a intervenção oficinal ou venda de peças.

    4 MIN

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Produto

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Só precisa de alguns segundos para realizar um orçamento de manutenção preconizado pelo construtor e as peças corretas para cada intervenção. E mais importante ainda: com preços OE e IAM.

    2 MIN

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    Produto

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    O serviço DataRepair disponbiliza dados que permitem concluir que se trata de uma aposta ganha pela sua conveniência altamente diferenciadora junto da reparação automóvel.

    3 MIN

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    Produto

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    O DataDrive é a solução digital para o seu negócio da manutenção e reparação automóvel, porque lhe permite poupar tempo e outros recursos da oficina e com isso acelerar as vendas de forma ágil.

    7 MIN

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    Produto

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

    7 MIN

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    Produto

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    A matrícula é a "porta de entrada" para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura.

    4 MIN

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    Produto

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    A parceria de sucesso com a Tips4y através do DataDrive permitiu ligar o negócio das oficinas Caetano Retail aos clientes finais de forma diferenciadora.

    8 MIN

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    Produto

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    O DataDrive Mobile inclui todos os serviços da plataforma DataDrive num ambiente totalmente mobile-first para que esteja sempre acessível em tempo real e no momento...

    5 MIN

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    Produto

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação...

    6 MIN

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    Produto

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    A natureza digital evita o extravio da informação e a manipulação dos dados, beneficiando os consumidores finais com uma maior transparência em todo este processo.

    3 MIN

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Produto

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Pelo 6º ano consecutivo, o Challenge Oficinas voltou a desafiar todas as oficinas portuguesas a participarem nesta competição. Veja o vídeo e saiba quem foi o Top...

    5 MIN

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    Produto

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    A linha de apoio à reparação e manutenção multimarca de veículos ligeiros tem uma nova imagem. DataRepair é a marca que reforça a identidade inovadora deste serviço.

    5 MIN

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    Produto

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    A plataforma DataDrive disponibiliza uma excelente novidade para o mercado pós venda, em particular para os utilizadores, ao incorporar o programa de faturação...

    5 MIN

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    Produto

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    A Linha de Apoio Técnico à Reparação já está em pleno funcionamento e os primeiros resultados nesta fase são muito promissores quanto à sua estratégia de futuro. Saiba mais sobre este serviço e...

    10 MIN

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Produto

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    A Tips4y e o canal "Mecânica sobre rodas", esclarecem através do DataDrive como as oficinas obtêm facilmente orçamentos e garantem a revisão oficial das viaturas.

    9 MIN

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Produto

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Perante o cenário económico atual, a Tips4y tem disponíveis soluções que ajudam de forma consistente o sector do pós-venda a contrariar os custos do negócio.

    10 MIN

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    Produto

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    A Tips4y passou a disponibilizar aos profissionais do sector aftermarket a Linha de Apoio Técnico à Reparação que surge para dar uma resposta inovadora.

    9 MIN

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Produto

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Portal TecRMI, dados técnicos para a oficinas otimizarem o diagnóstico, reparação e manutenção automóvel conforme especificações OE.

    8 MIN

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    Produto

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    O catálogo TecDoc assume-se cada vez mais como o motor de busca líder do sector do pós-venda automóvel marcando a diferença nas Oficinas e nas Lojas de Peças.

    8 MIN

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Produto

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Uma conversa com Allan Souza sobre as potencialidades que as oficinas do pós-venda automóvel podem explorar através da capacidade analítica da plataforma DataDrive.

    9 MIN

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    Produto

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

    8 MIN

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Produto

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Uma conversa com Gonçalo Monteiro, onde nos explica os desafios que as oficinas enfrentam e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive.

    10 MIN

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Produto

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no Pós-Venda Automóvel

    Um mindset orientado para a digitalização é um precioso aliado da mudança.

    9 MIN

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Produto

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Consultar (sem erros) a matrícula da viatura torna-se cada vez mais relevante na gestão oficinal.

    8 MIN

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    Produto

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    O Catálogo TecDoc tornou-se uma ferramenta indispensável na atividade diária da Rugempeças na medida em que a identificação de peças feita com rigor e rapidez é indispensável.

    8 MIN

    O DataDrive na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Produto

    O DataDrive na gestão do negócio pós-venda automóvel - Miguel Cabral

    Uma conversa com Miguel Cabral, que dá a conhecer de perto a evolução de um dos projetos mais relevantes da Tips4y - o DataDrive.

    15 MIN

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    Produto

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    O serviço de pesquisa por matrícula da Tips4y permite que muitos profissionais do mercado pós-venda automóvel digitalizem operações, cadeias de valor, canais de...

    8 MIN

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    Produto

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    O Catáloto TecDoc é o sistema de "big data" mais pesquisado no mercado pós-venda automóvel e a sua utilização representa, uma enorme vantagem perante os...

    8 MIN

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    Produto

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    A pandemia acelerou a urgência do digital. No pós-venda automóvel, uma loja online de peças auto pode ajudar o seu negócio a crescer.

    8 MIN