O DataDrive na gestão do negócio após-venda automóvel

Produto

  • setembro 8, 2021
  • 15 MIN Leitura


  • TIPS Talks é uma nova categoria dentro do blog onde teremos sempre um convidado para partilhar informação relevante sobre áreas estratégicas do nosso negócio ou tendências organizacionais em geral. Poderemos ter pessoas de dentro ou de fora da organização e o formato será uma pequena entrevista em vídeo que posteriormente resumimos num artigo. O objetivo principal é partilhar e inspirar todos os players do nosso mercado com informação relevante.

    TIPS Talks com Miguel Cabral   |   Partner & Product Manager na Tips4y

     

    Nesta primeira abordagem, quisemos saber mais sobre um dos projetos que tem vindo a merecer uma dedicação particular por parte do Miguel Cabral e da sua equipa: o DataDrive.

    Mas antes, venha daí conhecer o Miguel Cabral

    Mas antes, venha daí conhecer o Miguel Cabral


    Ao longo da minha vida profissional os dados (em especial os dados automóveis) sempre foram a minha paixão. E foi esse entusiasmo e experiência que me trouxe até à Tips4y há 5 anos atrás. Inicialmente o objetivo seria tornar o produto da pesquisa por matrícula um serviço de excelência, algo que hoje é uma realidade incontornável. Daí para o amadurecimento da ideia do desenvolvimento de um ecossistema diferenciador e capaz de proporcionar uma elevada experiência de utilização, foi um saltinho.

    Ver Entrevista TipsTalk


    1. O que é o DataDrive?

     

    O DataDrive é a plataforma tecnológica que combina vários dados em diferentes módulos funcionais, fornecendo indicadores estratégicos para antecipar, aumentar e reter o negócio. É uma solução para as empresas relacionadas com o negócio automóvel que necessitem de um fluxo de ponta a ponta e integrado num único local que envolve o cliente e fornecedor num processo contínuo: em casa, no veículo ou na oficina.


    2. E que funcionalidades podem ser executadas no DataDrive? 

     

    As empresas podem tirar o máximo partido de uma visão integral em redor do veículo, para tomar decisões de reparação imediata ou para prever futuras intervenções, permitindo antecipadamente aconselhar os seus clientes, numa perspectiva preditiva. Esta abordagem é claramente diferenciadora e permite fazer do DataDrive uma ferramenta estratégica na gestão do negócio.

     
    Tipicamente, este modelo de plataforma oferece soluções que respondem a um conjunto de necessidades e processos, nomeadamente:

    • Planeamento

    • Receção dinâmica da viatura

    • Orçamento seletivo entre peças OE e IAM com o respetivo comparativo

    • Informação Técnica

    • Gestão Ambiental

    • Marketing Oficinal

     

    Todos os módulos estão previstos para uma integração total com ERP/DMS.

     

    No caso específico de um distribuidor ou de uma organização em rede, é possível ainda configurar diferentes níveis de acesso interno, para uma gestão mais eficiente.

     

    Os serviços configurados estão suportados em alarmística (notificações) e informação de status para facilitar toda a experiência de consulta.



    3. Como espera que o sector vá acolher esta solução e que metas se perspectivam alcançar a médio-prazo?

     

    No imediato já temos alguns clientes a operar com o DataDrive em regime piloto e as primeiras experiências têm sido claramente incentivadoras para continuarmos a trabalhar no aperfeiçoamento da plataforma, já que os inputs recebidos comprovam claramente que este é o caminho a seguir.

     

    Com base nestas experiências, e nos estudos que temos vindo a fazer sobre as necessidades das empresas, acreditamos que o sector vai acolher como muito bem-vinda uma solução com este grau de inovação e posicionamento.

     

    A médio-prazo prevemos, numa primeira fase, ter uma parte significativa dos nossos clientes a operarem com o DataDrive numa lógica desta vir a ser a sua principal ferramenta de gestão corrente, e numa fase posterior ser a sua principal ferramenta estratégica por excelência.



    4. Que alterações de futuro podem surgir no sector por influência do DataDrive?

     

    O DataDrive é uma solução baseada na ciência de dados pensada para ser utilizada de forma amigável e como um instrumento facilitador do acesso ao conhecimento, o que significa que as empresas que a utilizarem de forma sistemática vão desenvolver elas próprias uma cultura analítica fundamental para ampliarem a visão que possuem sobre o mercado e, principalmente, sobre os seus próprios clientes.

     

    Portanto, não estamos a falar apenas de uma ferramenta para facilitar processos – que é um dos seus objetivos práticos a nível de eficiência – mas também de um acelerador do conhecimento interno e das melhores práticas de gestão.

     

    Toda esta experiência poderá suscitar não só um interesse maior em soluções desta natureza dentro do sector, como aumentar o nível de exigência na forma de operar, aumentando a competitividade.

     

    A Tips4y quer ser parte ativa na transformação do sector pós-venda, pelo que ambicionamos estimular este tipo de cenários e creio que o DataDrive poderá ser um excelente “driver” nesse sentido.



    5. Qual é a importância deste tipo de soluções para a evolução do pós-venda automóvel?

     

    A indústria Automóvel tem vários desafios e um dos mais importantes é a resposta aos novos conceitos de mobilidade, que vão mudar a forma como utilizamos o automóvel, o qual fará parte de uma solução de mobilidade e não será a solução em si mesma! A atividade da reparação será diferente, porque num contexto de solução de mobilidade o seu propósito será a garantia da mobilidade do consumidor, transformar o inconveniente em conveniente! Se associarmos a esta transformação o facto da pandemia ter desenvolvido o negócio de baixo contacto, a transformação digital no sector do pós-venda é inevitável e só quem a abraçar terá possibilidade de sucesso futuro! O pior é que o futuro começou ontem!

     

    A Tips4y está, obviamente, atenta a todas estas circunstâncias e acompanha continuamente esta evolução, ajustando sempre a sua oferta em conformidade para melhor servir o sector.

     

    É justamente por acreditarmos que as empresas precisam de soluções cada vez mais competentes para enfrentar estes desafios que pensámos no ecossistema DataDrive. Temos a ambição que o DataDrive venha a ser o padrão na gestão do negócio pós-venda automóvel.

     

     

    O nosso obrigado ao Miguel Cabral.

    O DataDrive na gestão do negócio após-venda automóvel



    Visite o nosso website ou contate-nos para saber mais sobre a solução DataDrive.


    Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.

    O DataDrive na gestão do negócio após-venda automóvel

    Outros Artigos

    Saiba como reduzir as devoluções de peças auto com as ferramentas digitais certas!

    Produto

    Saiba como reduzir as devoluções de peças auto com as ferramentas digitais certas!

    A devolução de peças continua a ser um problema com impacto nas empresas do após-venda auto, causando custos desnecessários e uma perda efetiva de produtividade para todos os intervenientes....

    7 MIN

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Produto

    A Webshop B2B TecDoc da Tips4y gera resultados e cria satisfação

    Ainda não tem uma Webshop? Então está a perder vendas todos os dias! É uma solução "chave na mão" exclusiva para profissionais e personalizada de acordo com a identidade corporativa da...

    3 MIN

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    Produto

    Pesquisa por Matrícula: a “porta de entrada” para o sucesso no após-venda automóvel

    No 1º semestre registámos um aumento na procura da solução de pesquisa por matrícula pois as matrículas são a “porta de entrada” para a intervenção oficinal ou venda de peças.

    4 MIN

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Produto

    DataDrive: nunca foi tão fácil orçamentar em segundos!

    Só precisa de alguns segundos para realizar um orçamento de manutenção preconizado pelo construtor e as peças corretas para cada intervenção. E mais importante ainda: com preços OE e IAM.

    2 MIN

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    Produto

    DataRepair, reparar bem à distância de um clique!

    O serviço DataRepair disponbiliza dados que permitem concluir que se trata de uma aposta ganha pela sua conveniência altamente diferenciadora junto da reparação automóvel.

    3 MIN

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    Produto

    Dê superpoderes à sua equipa com a solução DataDrive!

    O DataDrive é a solução digital para o seu negócio da manutenção e reparação automóvel, porque lhe permite poupar tempo e outros recursos da oficina e com isso acelerar as vendas de forma ágil.

    7 MIN

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    Produto

    DataDrive, tire uma foto à matrícula e aceda a toda a informação do veículo

    O DataDrive é a solução digital para a manutenção e reparação automóvel, porque acelera o sucesso do negócio da oficina a longo prazo.

    7 MIN

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    Produto

    Pesquisa por Matrícula, viatura corretamente identificada!

    A matrícula é a "porta de entrada" para qualquer intervenção em oficina sendo por isso um elemento crítico para garantir o acesso à informação correta de cada viatura.

    4 MIN

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    Produto

    Caetano Retail duplica agendamentos online com o DataDrive

    A parceria de sucesso com a Tips4y através do DataDrive permitiu ligar o negócio das oficinas Caetano Retail aos clientes finais de forma diferenciadora.

    8 MIN

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    Produto

    DataDrive Mobile, mobilidade total na reparação automóvel

    O DataDrive Mobile inclui todos os serviços da plataforma DataDrive num ambiente totalmente mobile-first para que esteja sempre acessível em tempo real e no momento...

    5 MIN

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    Produto

    Tips4y avança para a internacionalização da tecnologia DataDrive

    A tecnologia DataDrive será o padrão da solução oficinal ONDRIVE, a App que o parceiro italiano CDR lançou no mercado para servir os profissionais da reparação...

    6 MIN

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    Produto

    Oficinas Independentes com acesso ao Livro de Manutenção Digital via DataDrive!

    A natureza digital evita o extravio da informação e a manipulação dos dados, beneficiando os consumidores finais com uma maior transparência em todo este processo.

    3 MIN

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Produto

    O DataDrive foi a plataforma utilizada na grande FINAL do Challenge Oficinas 2023

    Pelo 6º ano consecutivo, o Challenge Oficinas voltou a desafiar todas as oficinas portuguesas a participarem nesta competição. Veja o vídeo e saiba quem foi o Top...

    5 MIN

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    Produto

    DataRepair, a nova imagem da linha de suporte técnico à reparação automóvel da Tips4y

    A linha de apoio à reparação e manutenção multimarca de veículos ligeiros tem uma nova imagem. DataRepair é a marca que reforça a identidade inovadora deste serviço.

    5 MIN

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    Produto

    A gestão oficinal do futuro já chegou! DataDrive já tem faturação integrada!

    A plataforma DataDrive disponibiliza uma excelente novidade para o mercado pós venda, em particular para os utilizadores, ao incorporar o programa de faturação...

    5 MIN

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    Produto

    DataRepair o serviço de apoio técnico que aposta no conhecimento e na inovação

    A Linha de Apoio Técnico à Reparação já está em pleno funcionamento e os primeiros resultados nesta fase são muito promissores quanto à sua estratégia de futuro. Saiba mais sobre este serviço e...

    10 MIN

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    Produto

    O valor do DataDrive na orçamentação e revisão oficial das viaturas

    A Tips4y e o canal "Mecânica sobre rodas", esclarecem através do DataDrive como as oficinas obtêm facilmente orçamentos e garantem a revisão oficial das viaturas.

    9 MIN

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Produto

    Economize os custos do seu negócio com as soluções da Tips4y

    Perante o cenário económico atual, a Tips4y tem disponíveis soluções que ajudam de forma consistente o sector do pós-venda a contrariar os custos do negócio.

    10 MIN

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    Produto

    Conheça o novo Serviço de Apoio Técnico à Reparação Auto

    A Tips4y passou a disponibilizar aos profissionais do sector aftermarket a Linha de Apoio Técnico à Reparação que surge para dar uma resposta inovadora.

    9 MIN

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Produto

    O novo Portal TecRMI chega às oficinas com inúmeras vantagens

    Portal TecRMI, dados técnicos para a oficinas otimizarem o diagnóstico, reparação e manutenção automóvel conforme especificações OE.

    8 MIN

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    Produto

    A qualidade do TecDoc marca a diferença nas Oficinas e Lojas de Peças

    O catálogo TecDoc assume-se cada vez mais como o motor de busca líder do sector do pós-venda automóvel marcando a diferença nas Oficinas e nas Lojas de Peças.

    8 MIN

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Produto

    O potencial analítico do DataDrive para as oficinas do pós-venda automóvel

    Uma conversa com Allan Souza sobre as potencialidades que as oficinas do pós-venda automóvel podem explorar através da capacidade analítica da plataforma DataDrive.

    9 MIN

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    Produto

    Como o DataDrive inova o planeamento nas oficinas

    O módulo de planeamento do DataDrive é altamente inovador para a gestão oficinal que pretende diferenciar-se pela excelência do serviço e produtividade da operação.

    8 MIN

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Produto

    DataDrive e a diferenciação que as oficinas valorizam e ambicionavam

    Uma conversa com Gonçalo Monteiro, onde nos explica os desafios que as oficinas enfrentam e que tipo de necessidades são vencidas através do uso do DataDrive.

    10 MIN

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no após-venda automóvel

    Produto

    Como o DataDrive irá acelerar o ecossistema de inovação no após-venda automóvel

    Uma mentalidade orientada ao digital é um ativo valioso para a mudança e é importante promovê-la desde o início como parte da cultura da empresa e não apenas como um incentivo à utilização da...

    9 MIN

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    Produto

    Relevância da pesquisa por matrícula na gestão oficinal

    A identificação de um veículo através da pesquisa por matrícula é a porta de entrada para vários processos na oficina: do orçamento ao agendamento do serviço, passando pela informação técnica. A...

    8 MIN

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    Produto

    A Rugempeças fala-nos da experiência de uso do Catálogo TecDoc

    O Catálogo TecDoc tornou-se uma ferramenta indispensável na atividade diária da Rugempeças na medida em que a identificação de peças feita com rigor e rapidez é indispensável.

    8 MIN

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    Produto

    Conheça 3 fatores de sucesso para a sua loja de peças online

    A pesquisa e a compra online constituem os primeiros pontos de contatos para muitos negócios estabelecidos no modelo B2C.

    10 MIN

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    Produto

    Pesquisa por Matrícula - inova na transição digital dos negócios auto

    O serviço de pesquisa por matrícula da Tips4y permite que muitos profissionais do mercado pós-venda automóvel digitalizem operações, cadeias de valor, canais de...

    8 MIN

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    Produto

    Catálogo TecDoc - O motor de pesquisa mais popular do Aftermarket

    O Catáloto TecDoc é o sistema de "big data" mais pesquisado no mercado pós-venda automóvel e a sua utilização representa, uma enorme vantagem perante os...

    8 MIN

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    Produto

    Loja online de peças auto: a melhor experiência para os seus clientes

    A pandemia acelerou a urgência do digital. No pós-venda automóvel, uma loja online de peças auto pode ajudar o seu negócio a crescer.

    8 MIN