Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto
Tendências
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As regras de confinamento tiveram um impacto natural na redução da sinistralidade automóvel durante 2020 devido às restrições impostas na circulação (menos 26% em acidentes e 18% em vítimas mortais) mas a tendência global de queda neste indicador já era evidente desde 2017, de acordo os dados mais recentes do observatório ACAP sobre o pós venda automóvel.
A juntar-se a esta tendência, há todo um conjunto de novas tecnologias que irão ser implementadas a partir de 2022 que visam justamente reforçar esta realidade, já que a União Europeia pretende revolucionar a segurança rodoviária com um leque de funcionalidades que ajudem os condutores a serem mais “safety-driven”.
Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto
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Prometem mudar a mobilidade tradicional (não-autónoma ou dependente da interação humana) para que os automóveis sejam cada vez mais seguros em circulação, através de mecanismos e sistemas de alarmística, reativos ou responsivos, que ampliem a capacidade de resposta dos condutores numa perspectiva muito próxima do conceito “human-augmented”, permitindo-lhes ter uma visão quase 360 em termos de proximidade espacial.
A travagem de emergência é estendida aos veículos ligeiros.
Os automóveis devem integrar sistemas de monotorização da atenção, detetando sonolência e cansaço no condutor.
Os veículos devem possuir um assistente de manutenção de faixa de rodagem e cruise control adaptativo.
Entre os dispositivos obrigatórios passam a estar câmaras e sensores traseiros.
Os veículos passam a ter um alcoolímetro para impedir condutores embriagados de conduzir.
Esta evolução tecnológica, baseada sobretudo em automação, dados, interfaces, sensores e interconectividade de sistemas, está pensada para uma integração seamless, por exemplo, via Internet das Coisas (IoT) com cidades mais inteligentes no futuro, mas no imediato a aposta é determinante para eliminar ao máximo a sinistralidade.
Todo este cenário traz desafios acrescidos para o sector pós venda, nomeadamente para a formação e qualificação dos profissionais, habilitando-os a lidar com estas novas tecnologias, à medida que vão sendo incorporadas nos diferentes modelos de veículos, mas fundamentalmente quando começarem a chegar com maior regularidade às oficinas independentes de reparação ou manutenção.
A Tip4y cria o melhor conhecimento sobre a identidade automóvel, a partir do qual desenvolve soluções transversais para este sector, justamente para ajudar os seus profissionais a estimularem uma visão “augmented” em relação ao ambiente competitivo e gerirem os seus negócios nos mais diversos contextos de evolução.
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