O potencial da China no mercado de carros elétricos
Têndencias
A Tesla de Elon Musk, nos EUA, foi quem iniciou a inovação tecnológica desenvolvida na mobilidade elétrica, mas é na China que o mercado mais tem crescido e se tem fortalecido. O grave problema da poluição foi o grande motor para esta mudança e atualmente o parque de carros elétricos na China já ultrapassou os 5,1 milhões. O número por si só impressiona, mas são sobretudo as taxas de crescimento que mais merecem destaque, dando indicação do domínio que a China promete ter no âmbito do mercado de veículos elétricos. Desde 2013 que as taxas de crescimento ultrapassam anualmente os 45%.
O crescimento do mercado de carros elétricos na China
Em 2018, o número de carros elétricos vendidos na China representou cerca de 50% das vendas globais - foram vendidos 2,1 milhões de veículos em todo o mundo no ano 2018, segundo o relatório Global EV Sales for 2018 da EV-Volumes. Estes dados permitiram que o país asiático mantivesse a quota de mercado fixa nos 4,2%. Enquanto isso, os mercados norte-americano e europeu apresentaram quotas acima dos 2%, ficando para trás na adoção da mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente.
Mas não é só em termos de veículos elétricos que a China se destaca. Este país também lidera a produção de baterias de iões de lítio, fonte de energia responsável pela locomoção destes veículos. Em 2017, a China era responsável por 60,1% da produção mundial destas baterias e, segundo a Benchmark Mineral Intelligence, estima-se que esta liderança não seja contestada nos próximos dez anos. Este relatório estima também que a Europa registe um crescimento assinalável, passando dos 5,3% em 2017, para os 19,7% em 2028, ultrapassando mesmo os EUA.
Quase 500 fabricantes chineses procuram espaço no mercado de carros elétricos
Olhando para o número de fabricantes de carros elétricos registados na China é fácil perceber a aposta que o país está a fazer neste mercado. Segundo a agência de notícias Bloomberg são cerca de 486. Embora as perspetivas apontem para que nem todas as marcas consigam sobreviver, a verdade é que muitas vão manter-se e continuar a trilhar o caminho do sucesso.
A Baic, JAC Motors e a BYD são exemplo de marcas com sucesso no mercado chinês. Com veículos no top 10 dos mais vendidos do mundo em 2018, o potencial de vendas destas marcas é ainda muito elevado tendo em conta que estão a vender apenas para o mercado interno. A lentidão no processo de abertura ao mercado de exportação tem vários motivos:
o mercado chinês tem dimensão suficiente para absorver a produção atual;
os elétricos chineses ainda não cumprem as rígidas normas de segurança aplicadas nos EUA e na Europa.