Conheça os dados da Produção Automóvel Global
Tendências
Tendências
Em 2024 a indústria automóvel global abrandou ligeiramente com uma produção total de 89 milhões de veículos (comparativamente com os 90,5 milhões de veículos em 2023), fonte: S&P Mobility. Esta realização é ainda mais notável quando analisamos a evolução da última década. Em 2020, a pandemia provocou uma queda abrupta na produção global para 77,6 milhões de unidades, um contraste dramático com os níveis pré-pandémicos. Desde então, o setor demonstrou uma notável resiliência, recuperando das adversidades da escassez de semicondutores e das perturbações nas cadeias de abastecimento globais. Este percurso reflete também uma profunda transformação tecnológica que vai revolucionar o futuro da mobilidade automóvel.
China no topo da Produção Global
Com base nos últimos dados disponíveis de 2024, a China consolidou a sua posição de liderança com 33,5% da produção mundial. Este domínio assentou numa estratégia e fórmula do sucesso meticulosamente planeada que combinou investimentos massivos em tecnologia, infraestruturas de produção avançadas, integração de cadeias de fornecimento eficientes, custos competitivos de produção, um mercado interno muito absorvente e sobretudo um forte apoio governamental, especialmente no segmento dos veículos elétricos.
EUA e Japão: forças tradicionais no setor
As potências tradicionais mantiveram a sua relevância, com os USA e Japão representando 17,7% e 13,7% da produção global, respetivamente. Continuam a destacar-se pela sofisticação tecnológica e crescente foco em veículos elétricos, sustentados por sistemas produtivos altamente eficientes e uma notável capacidade de inovação que continua a influenciar toda a indústria.
Em 2024 a Tesla baixou 1% a produção relativamente ao ano de 2023 com 1,7 milhões de veículos produzidos. A marca americana continua a liderar em aspectos cruciais como autonomia das baterias, software autónomo e eficiência energética, mas aó nível da produção global está a perder a corrida para a Chinesa BYD (Build Your Dreams) que alcançou um marco histórico ao ultrapassar a Tesla como maior fabricante mundial de veículos elétricos no último trimestre de 2024, produzindo mais de 3,9 milhões de unidades eletrificadas. Este crescimento exponencial deve-se à sua estratégia integrada de produção, que inclui o fabrico próprio de baterias e semicondutores, permitindo um maior controlo sobre a cadeia de fornecimento e custos mais competitivos. A empresa chinesa expandiu rapidamente a sua presença global, com forte penetração na Europa.
Europa: diversidade e inovação
A Europa manteve a sua produção global nos 19% em 2024. A Alemanha continua a liderar a produção (dados disponíveis de 2023). A Espanha emerge como uma história de sucesso, beneficiando do forte apoio governamental estratégico e excelente infraestrutura logística.
Portugal mantém sua posição estratégica com uma produção de 318.231 veículos em 2023. O país distingue-se pela impressionante taxa de exportação de 99,3% da sua produção, sustentada por um cluster automóvel robusto e uma reconhecida especialização em componentes. Dois players principais destacam-se no panorama nacional: a Volkswagen Autoeuropa em Palmela, responsável pela maior fatia da produção nacional, e a Stellantis em Mangualde, que continua a demonstrar a competitividade da indústria portuguesa no contexto europeu.
Então porque temos um parque automóvel envelhecido na Europa e USA?
De facto a idade de média do parque automóvel na Europa e EUA é de 12 anos, confrontando com 7 anos na China, sendo um paradoxo se pensarmos que a produção automóvel cresceu.
Em Portugal, os principais fatores residem na falta de incentivos ao abate, bem como na fiabilidade e resistência dos automóveis que veio alargar o seu tempo de vida. Adicionalmente temos um perfil de consumidor jovem que é digital e prescinde da propriedade do veículo, apenas utilizando soluções de mobilidade. Por fim, questões económicas têm constrangido o poder de compra na aquisição de novas viaturas.
O envelhecimento do parque automóvel global cria oportunidades significativas no mercado do após-venda.
É neste contexto que a Tips4y se posiciona oferecendo soluções digitais que aumentam em 10x a eficiência das empresas do após-venda automóvel. Já conhece a nossa oferta?
Visite o nosso website ou contate-nos.
Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do pós-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.