5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

Têndencias

  • setembro 26, 2022
  • 11 MIN Leitura


  • Num artigo recente, a Tips4y partilhou algumas soluções que ajudam os profissionais do pós-venda automóvel a minimizar os custos da inflação e com isso otimizarem as margens do negócio de acordo com esta nova realidade que talvez muitos nunca tenham vivido ou experienciado.

    No entanto, para além da inflação existem desafios constantes e recorrentes em qualquer atividade que causam sempre “dores de cabeça” a quem precisa de conduzir o seu negócio num ambiente competitivo e em fase de modernização, como é o caso do sector pós-venda independente.

    Destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio no atual contexto:

    1. Lidar com a concorrência

    Não coloque o seu foco na concorrência exclusivamente pelo preço, correndo o risco de desvalorizar outros atributos que permitam diferenciar o seu serviço dos concorrentes.

    As empresas que prestam serviços indiferenciados acabam por ser percepcionadas como meras "commodities" (entidades que fornecem água, gás, eletricidade ou até acesso à internet de uma forma completamente genérica).

    Transforme o seu serviço numa oferta de valor acrescentado com a plataforma DataDrive e seja competitivo por aquilo que vai marcar o futuro do sector pós-venda: a inovação, a digitalização e a experiência do serviço!

    2. Gerir a política de preços

    Reforçando o ponto anterior, não utilize o "preço pelo preço" como único instrumento de venda representativo daquilo que tem para oferecer aos clientes – Não posicione o seu serviço apenas no “preço” mas numa solução global de vantagens integradas, sempre associada a benefícios concretos que ajudem os próprios clientes a preferir a sua empresa justamente pela conveniência desta solução.

    O DataDrive permite-lhe ser 100% transparente nos preços orçamentados e em linha com a folha de trabalho de um concessionário de origem, devidamente descriminada e de forma muito rápida. É uma solução que cultiva ao longo do tempo a confiança na relação pelo lado da qualidade do serviço e não apenas pelo custo.

    3. Minimizar o custo na devolução de peças

    A devolução de peças é um desafio “crónico” deste sector mas é sempre possível inverter esta realidade e a Tips4y tem na sua experiência casos de sucesso, que permitiram reduzir este custo na ordem dos 30% através do Catálogo TecDoc.

    Embora as devoluções estejam legalmente enquadradas nas trocas comerciais, devem sempre existir desincentivos à sua ocorrência por desleixo ou má utilização dos meios de identificação através de políticas restritivas na aceitação das devoluções.

    Aposte na educação e pedagogia dos seus clientes através da comunicação e consistência destas regras, facilitando acima de tudo a correta identificação das peças e não prescindindo de serviços como a pesquisa por matrícula para uma exata identificação da viatura.

    4. Operar em modo eficiente

    As equipas de produção constituem um encargo permanente na margem do negócio, mas é possível ajustar este custo por forma a ser gerido como um investimento através de um excelente planeamento de recursos.

    O Módulo de Planeamento do DataDrive permite uma gestão eficaz da capacidade oficinal direcionando-a para as atividades mais produtivas nas área de manutenção e reparação, já que pode consultar o tempo livre sobre as horas ocupadas, bem como o valor dos orçamentos já aprovados e em curso e ainda tomar decisões em tempo real com base nos indicadores de performance registados em cada momento.

    5. Qualificação do serviço

    A qualificação técnica é outro grande desafio do sector pós-venda e um “inimigo” constante do bom nível de serviço prestado.

    A par do esforço em promover a formação especializada nas suas equipas existem outras práticas no dia-a-dia que devem ser estimuladas, nomeadamente, eliminar o erro humano em processos que podem e devem ser suportados em tecnologia de gestão ou através de serviços de apoio especializado – Linha de Apoio Técnico à Reparação.

    Através do novo Portal TecRMI Online e apenas com introdução da matrícula ou KMs da viatura é possível aceder ao Plano de Manutenção mais adequado para a mesma com a máxima fiabilidade.


    Por regra, aplique sempre o uso da tecnologia na desmaterialização do papel e acima de tudo em tarefas onde a capacidade humana não consegue “competir” com a elevada eficácia das próprias ferramentas, estando estas devidamente configuradas e orientadas para a qualificação dos serviços.

    Todas estas “dores” têm solução: Fale conosco sobre o seu negócio!


    Para que não perca todas as novidades sobre a Tips4y e o futuro do após-venda automóvel subscreva já a nossa newsletter e siga-nos no Linkedin, Facebook e Instagram.

    Outros Artigos

    “Ao Volante da Inovação”, participe no Fórum DPAI-ACAP 2024

    Têndencias

    “Ao Volante da Inovação”, participe no Fórum DPAI-ACAP 2024

    Este Fórum é uma excelente oportunidade para compreender como as mudanças no mercado podem ser convertidas em novas oportunidades através de estratégias práticas para inovar, diferenciar-se e...

    8 MIN

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Estando na “rentrée” após período de férias é importante planear o último quadrimestre do ano, em que habitualmente decorrem diversos eventos no setor do após-venda que inspiram, atualizam...

    9 MIN

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    Têndencias

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    O ritmo intenso da inovação tecnológica nestes últimos anos criou uma enorme expectativa para esta edição 2024 da Automechanika, onde as mais recentes novidades e tendências estarão no centro...

    7 MIN

    A Tips4y antecipa as tendências para o após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o após-venda automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do após-venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Têndencias

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol reuniram-se para analisar o impacto da transformação digital para a oficina do futuro.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN