Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022
Têndencias
A digitalização será uma das tendências do setor do pós-venda auto que o ano de 2022 verá reforçada, impulsionando uma forte capacidade de mudança na adopção de novas práticas e uma aceleração constante na inovação, o que irá alterar de forma significativa vários segmentos de um mercado tradicionalmente resistente à mudança.
Vários estudos centrados em indústrias que estão a ser transformadas pela nova economia referem que uma mentalidade aberta para a digitalização nas empresas B2B é um factor determinante para a disseminação e partilha de novas e boas práticas criadas em ambientes digitais.
Algumas sugestões podem desde já ser adoptadas neste início de 2022 que ajudam no foco e na curva de experiência e com isso impulsionar a alteração de paradigmas nos mais diversos processos de negócio:
1. Reforçar a desmaterialização de processos
2. Atualizar a presença nativa digital
3. Enfoque em conteúdos "mobile first"
4. Relação em ambiente "social selling"
5. Alargar a venda ao meio online
6. Iniciativas digitais de marketing pós-venda
Desmaterializar processos
Se ainda usa o papel na faturação dos seus serviços oficinais ou venda de peças assuma a iniciativa de sugerir aos seus clientes a entrega das faturas em formato digital como regra.
Avance também internamente com esta iniciativa nos processos administrativos ainda dependentes da impressão em papel.
Se a tarefa de desmaterializar as várias funções do negócio implicar um esforço acima das possibilidades imediatas, opte por gerir esta digitalização em várias fases (pequenos progressos) dando prioridade às que envolvem a relação com os clientes, fornecedores e outros parceiros, de modo a agilizar processos e a proporcionar conveniência entre todos.
Presença nativa digital
O começo de um novo ano é uma excelente oportunidade para rever a sua presença digital, efetuando actualizações (updates) essenciais, melhorando informações de contacto ou dos serviços prestados, bem como atualizar imagens relacionadas com o seu negócio, empresa e equipa.
Reveja os dados no Google My Business e aproveite para responder a novos feedbacks que estejam ainda sem resposta.
Por último, refresque o seu histórico de notícias no website ou de conteúdos publicados no blog – um longo período de silêncio no ambiente digital não é um sinal abonatório da imagem do negócio para além de ser altamente prejudicial para a relevância da empresa e sua marca nos critérios de referenciação de qualquer motor de pesquisa.
Conteúdos "Mobile First"
Tenha em atenção a importância do canal "mobile" para a larga maioria dos seus clientes, tendo em conta que o perfil de utilizador prefere cada vez mais aceder a conteúdos digitais através do telefone móvel.
Esta tendência faz parte de todas as gerações de clientes e não apenas das mais jovens, que são nativas digitais com equipamentos e aplicativos móveis mais amigáveis e padronizados nas funções convenientes do dia-a-dia.
As estatísticas sobre comportamentos de pesquisa na web salientam esta realidade e os próprios motores de pesquisa penalizam os conteúdos que não sejam responsivos para telemóveis.
Contacto e relação em "Social Selling"
Se ainda não tem uma rede social ativa nos seus canais digitais de contacto, verifique se está na hora de apostar em conteúdos de "Social Selling" – orientar determinada rede(s) social para apoio direto à sua atividade comercial.
Para além de poder publicar conteúdos de interesse para os seus clientes, convidando-os a seguir a sua oficina ou loja de peças, é importante ter em mente que um boa parte destes clientes acede diariamente às diferentes redes sociais para ler notícias, consumir conteúdos específicos e estabelecer contatos pessoais ou profissionais.
O racional a considerar em "Social Selling" tem em linha de conta a proximidade junto dos seus clientes neste ambiente e dar-lhes a preferência de poderem ser contactados ou receber comunicações por esta via sobre a sua proposta de valor, para além de poder vir a captar a atenção de outros potenciais clientes.
Alargar a venda ao meio online
Se ainda não está a vender serviços ou peças online, deve equacionar esta possibilidade em 2022.
Quer do lado oficinal, quer da vertente de peças, poderá começar por estruturar uma oferta mínima viável, limitada a serviços ou peças com menor grau de complexidade transaccional (sobretudo na componente logística das encomendas físicas) e orientar uma primeira abordagem para um segmento específico de cliente(s), evoluindo de acordo com a maturidade da experiência e dos resultados alcançados.
Iniciativas digitais de marketing pós venda
Se ainda não teve qualquer experiência neste contexto associada ao seu negócio oficinal ou de peças auto, reserve em 2022 um budget limitado para investir em diferentes atividades de marketing digital no apoio direto ao esforço comercial, à assistência técnica, na atenção ao cliente ou simplesmente para promover ofertas de serviços e comunicar novidades.
Aproveite o elevado grau de automatismo nalgumas ferramentas de marketing digital para que estas tecnologias trabalhem por si e ampliem o seu esforço de contacto e relação, mesmo que estes ainda ocorram maioritariamente por telefone ou atendimento presencial.
A Tips4y publicou oportunamente um conjunto de dicas para captar a atenção das audiências e atrair clientes usando todo o poder dos meios e plataformas digitais. Consulte ou reveja as sugestões em 4 Dicas para Atrair Clientes para a Oficina.
Comece o novo ano a digitalizar o seu negócio oficinal ou de venda de peças auto – Fale connosco sobre a oferta de soluções digitais para o seu sector.