Principais tendências no aftermarket para 2021
Têndencias
Apesar de ser consensual que 2020 foi um ano globalmente desafiante para a indústria automóvel, o sector aftermarket em particular demonstrou um comportamento distinto face ao negócio de veículos novos, já que o impacto da crise pandémica teve efeitos distintos em ambos.
Se por um lado, assistimos a quebras muito significativas na comercialização e registo de novas matrículas a partir de Março, os usados (e respectivos serviços adjacentes) evidenciaram maior resistência à queda do negócio, muito por força dos comportamentos adoptados pelos consumidores, sobretudo com novos hábitos adquiridos e também pela importância vital do próprio sector automóvel (transportes) para a dinâmica de outras atividades económicas.
Esta importância de conhecermos muito bem os fatores que afetam o negócio em períodos de grandes mudanças tornou-se ainda mais relevante para os próximos anos.
As principais tendências para 2021 na visão da Tips4y
As medidas restritivas adoptadas este ano devido à crise pandémica irão continuar a ter um forte impacto nas atividades económicas em 2021, face à propagação no tempo deste efeito a nível estrutural, bem como ao clima de incerteza a nível sanitário, que no seu conjunto poderão vir a agravar os sectores já fortemente penalizados.
Neste âmbito, o comércio de veículos novos continuará a sofrer esta pressão, sobretudo do lado do consumo particular, já que o registo de novas matrículas destinadas aos segmentos empresariais (frotas corporativas, serviços de mobilidade e transportes, etc.) poderá vir a ter outra resposta.
Mediante a evolução que se assistiu ao longo de 2020, existem algumas tendências que poderão vir a surgir ou acentuar-se ao longo do próximo ano: