5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023
Têndencias
O sector do após-venda atravessa diversos desafios estruturais que colocam em causa o futuro de muitos negócios hoje instalados, em virtude de estes continuarem a funcionar de acordo com paradigmas que estão a ser fortemente condicionados pelas novas dinâmicas dos mercados e da própria economia global.
Salienta-se a eletrificação da mobilidade impulsionada pela força legal da UE; os novos players do lado da produção; a alteração do modelo de concessão na Europa; a consolidação do negócio de distribuição de peças; a convergência do próprio pós-venda independente com o original e ainda a digitalização como fator transformador estratégico para qualquer negócio.
Apesar da resiliência “típica” que tem caracterizado o mercado de viaturas usadas em comparação com o negócio das vendas de novas unidades, mantém-se a preocupação quanto à visão estratégica de longo prazo em muitas das empresas que operam no mercado IAM cuja atividade essencial está sustentada no envelhecimento do parque automóvel.
Na verdade, Portugal é o 6ºpaís com o parque mais velho da EU, segundo dados da ACAP. Cerca de 65% do parque circulante supera os 10 anos. Neste cenário pode acentuar-se devido à escassez da entrega de novos modelos.