1. Estar presente no universo digital
Atualmente, se uma empresa não existe online, é como se não existisse de todo. Cada vez mais, os consumidores procuram serviços, informações e recomendações na internet, o que significa que a presença digital é essencial se quiser atrair clientes para a oficina.
De que forma o pode fazer?
Criar um site com informações sobre a oficina, os serviços e contatos.
Disponibilizar o serviço de marcação online no seu site, que esteja integrado com um programa de gestão de contatos e de dados.
Aderir às redes sociais, que são uma ligação mais informal e sem necessidade de muitos recursos financeiros onde pode:
Partilhar os seus serviços e imagens de reparações;
Mostrar testemunhos de clientes;
Dar a conhecer a equipa com um vídeo, tornando a relação mais pessoal;
Disponibilizar uma janela de mensagens no Facebook, para oferecer mais uma forma de contacto aos clientes.
2. Personalizar o tratamento
Cada veículo é um veículo e cada cliente é um cliente. A reparação automóvel pode pressupor custos elevados ou um reajuste na vida do proprietário. Por isso, atrair clientes para a oficina e levá-los a confiar nos seus serviços implica um tratamento personalizado, em que o cliente sinta uma preocupação e um cuidado especiais.
De que forma o pode fazer?
Enviar lembretes para clientes com histórico, através de e-mail ou SMS, lembrando:
Quando deve fazer a mudança do óleo e filtro;
Qual é a data da revisão do carro;
Quando é altura de mudar pneus.
Usar mensagens automáticas ou push, com lembretes gerais para clientes novos, se tiver uma app da sua cadeia de oficinas.
Disponibilizar um número de WhatsApp para um contacto mais pessoal e direto com o cliente, que também permite poupar tempo com uma videochamada.
3. Oferecer mais ao cliente
Da mesma forma que é muito importante mostrar um atendimento personalizado para atrair clientes para a oficina, um fator determinante para conseguir a confiança do cliente pode ser oferecer-lhe um retorno extra por escolher a sua oficina.
De que forma o pode fazer?
Manter um blog atualizado com conteúdos úteis para o cliente, para dar resposta às pesquisas relacionadas com os seus serviços. Veja o exemplo desta oficina:
Mostrar e explicar o “antes e depois“ de uma reparação;
Dar conselhos sobre a manutenção automóvel;
Fazer artigos sobre a segurança rodoviária.
Enviar uma newsletter aos clientes com estes conteúdos e com as promoções em vigor.
Oferecer promoções, vouchers e cartões fidelidade, partilhando nas suas redes sociais:
Promoções gerais para novos clientes que sigam as suas redes ou adiram à newsletter;
Vouchers e cartões fidelidade para clientes antigos após vários serviços ou em troca de feedback, premiando a sua fidelidade.
4. Inovar os seus serviços
Atrair clientes para a oficina também significa ouvi-los, ir ao encontro do que procuram ou perceber em que áreas há necessidade de inovar. Mais, há processos oficinais que podem ser melhorados por outras ferramentas digitais, como orçamentação inteligente ou pesquisa por matrícula de peças e acessórios para automóveis, aumentando a eficácia e poupando o bem mais valioso: tempo.
De que forma o pode fazer?
Pedir feedback através do site, das redes sociais, da app ou de outros canais de comunicação.
Conseguir testemunhos das experiências positivas para partilhar nas redes, valorizando o cliente e o trabalho da oficina.
Incluir novas ferramentas digitais que permitam agilizar processos e recursos.
Estas são dicas essenciais de marketing digital para começar a atrair clientes para a oficina. Porém, as ferramentas de marketing digital estão dependentes de dados para poderem evoluir com mais ideias e mais serviços adaptados à realidade de cada negócio. É neste sentido que as soluções de dados auto da TIPS 4Y são muito vantajosas, ajudando a gerir os processos com eficiência e rapidez, a integrar também as dinâmicas de marketing nos pontos de venda e a oferecer tempo às oficinas para colocar mais ideias em prática e servir mais clientes.
O fundamental é saber que não há como escapar à importância de inovação constante, e que estas quatro sugestões irão permitir-lhe começar a colher os benefícios de uma estratégia digital.
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