Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

Têndencias

  • março 16, 2022
  • 11 MIN Leitura


  • As 5 principais associações que representam as oficinas no mercado Espanhol – Cetraa, Conepa, Ganvam, Faconauto e Fagenauto – reuniram-se no final de 2021 com o objetivo de analisar o impacto da transformação digital e das novas tendências de mobilidade para a oficina do futuro.

    Pela proximidade deste mercado ao Português, e em particular para o sector pós-venda automóvel, a Tips4y considera muito relevante partilhar as principais conclusões desta iniciativa, pelo facto de poder constituir um exemplo muito oportuno para as oficinas e restantes profissionais no mercado nacional que equacionam avançar na digitalização dos seus negócios.

    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Principais conclusões deste encontro

    Todas as associações registaram aspectos muito positivos e estimulantes
    em resposta ao futuro do sector, traduzidos nas seguintes vantagens por
    parte das oficinas em fase avançada da sua digitalização:

    • Aumento de 20% nas vendas da oficina;

    • Aumento de 25% das entradas em oficina com suporte de CRM;

    • Aumento de produtividade em 45 minutos/dia por técnico (“produtivo”);

    • Redução de 90% no nível de reclamações.


    A juntar a esta performance, há ainda a registar o controlo documental a 100% (evitando a perda de informação e dados) em processos completamente desmaterializados.

    Tal como refere Ana Ávila, Secretária-Geral da Cetraa, "A oficina, como empresa que é, tem de se adaptar, saber gerir bem, digitalizar-se, formar-se e informar-se. A digitalização é uma oportunidade de negócio para que a ligação oficina-utilizador seja mais próxima."

    De acordo com a visão das associações espanholas, as oficinas não têm que perder o seu nicho de mercado. Ao invés, terão que ter a capacidade de chegar aos clientes adaptando-se aos desafios sem receios.


    Outras conclusões fundamentais que resultaram deste encontro:

    • O sector pós-venda encontra-se num momento de recuperação e transformação ao qual deverá haver atenção às diferentes disrupções que ocorrem no setor;

    • O veículo conectado obriga à mudança de um modelo tradicional reativo de recepção de viaturas para um modelo proativo de manutenção preditiva. Neste sentido, a digitalização representa um investimento necessário como forma de garantir a rentabilidade futura do negócio;

    • É critica a alteração de paradigma: Em vez de esperar que os clientes cheguem à oficina, será esta a aproximar o pós-venda junto dos clientes e das suas casas.


    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Iniciativas em curso

    Iniciativas em curso

    Damos a conhecer em particular o programa de aceleração da CETRAA (Confederação Espanhola de Oficinas de Reparação e Afins) subordinado ao tema “Digitalize a sua oficina para crescer” que inclui um portfolio integrado de serviços digitais:

    • Criação de website (presença digital primária)

    • Técnicas de SEO (motores de pesquisa)

    • Criação de perfil Google My Business

    • Presença em redes sociais

    • Ativação de Anúncios em plataformas digitais

    • Criação de conta WhatsApp Business

    • Subsídios à digitalização (fundos públicos)


    Motortec Madrid 2022


    Um dos eventos de referência do pós-venda Ibérico e internacional voltou a ter lugar este ano com uma visão fortemente orientada para a digitalização deste sector em 4 vertentes:

    • A própria digitalização do pós-venda a nível global;

    • A digitalização da oficina e a relação com clientes e fornecedores;

    • Evangelizar a mensagem que as oficinas digitalizadas são mais eficientes e rentáveis;

    • Promover soluções para que as oficinas se adaptem à nova realidade digital.


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.

    Para os mais resistentes, a mensagem que fica é muito clara:



    "A digitalização não é uma opção. É um passo obrigatório."
    Montse Martínez Campo | Diretora Comercial da Federação das Associações de Concessionários Automóvel


    Toda esta visão do mercado Espanhol sobre o tema da digitalização reflete um processo atual e irreversível, sobre o qual as oficinas devem compreender o número de vantagens que ela traz em eficácia e eficiência para os seus negócios.


    Digitalização do pós-venda no mercado Espanhol incrementa em 20% as vendas na oficina

    Outros Artigos

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Têndencias

    5 eventos a não perder no após-venda automóvel em 2024

    Estando na “rentrée” após período de férias é importante planear o último quadrimestre do ano, em que habitualmente decorrem diversos eventos no setor do após-venda que inspiram, atualizam...

    9 MIN

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    Têndencias

    Automechanika 2024, novidades e tendências!

    O ritmo intenso da inovação tecnológica nestes últimos anos criou uma enorme expectativa para esta edição 2024 da Automechanika, onde as mais recentes novidades e tendências estarão no centro...

    7 MIN

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Têndencias

    A Tips4y antecipa as tendências para o Após-Venda Automóvel em 2024

    Numa indústria em transformação pelas alterações tecnológicas, mudança de hábitos e quadro regulamentar Europeu, é crítico saber interpretar os sinais e tendências.

    8 MIN

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Têndencias

    Qual o impacto da Inteligência Artificial no após-venda automóvel?

    Enquanto empresa fortemente orientada para a inovação tecnológica, a Tips4y acompanha desde sempre a evolução da IA, ao ponto de a incorporar nas suas soluções.

    6 MIN

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    Têndencias

    Tips4y e TecAlliance projetam o futuro da mobilidade automóvel

    No âmbito da sua parceria estratégica em Portugal, reuniram com um foco muito particular no futuro da mobilidade automóvel.

    7 MIN

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    Têndencias

    Rentabilidade e Digitalização: tendências e desafios do negócio das oficinas auto em Espanha

    O mercado oficinal Espanhol é acompanhado regularmente pela Tips4y no sentido de serem analisadas as suas principais tendências e desafios de futuro.

    9 MIN

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    Têndencias

    Qual a importância do Marketing para as empresas do Pós-Venda automóvel?

    André Zeferino é o próximo convidado da TipsTalks para uma conversa muito oportuna sobre o impacto da gestão de marketing no negócio do pós-venda automóvel.

    18 MIN

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Têndencias

    Desenvolvimento pessoal e profissional, as práticas de sucesso

    Artur Moura Queirós é o nosso próximo convidado na rubrica #tipstalk para entender o que é um plano de desenvolvimento pessoal e profissional.

    20 MIN

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Têndencias

    O que mudou na gestão estratégica do modelo de negócio do Pós-Venda?

    Dário Afonso, Managing Director da AutoCoach Management, foi o convidado do 2º episódio da TipsTalk. Saiba quais os grandes desafios do futuro no negócio do pós-venda.

    10 MIN

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Têndencias

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 fatores chave

    Prepare a sua oficina para 2023 através de 5 questões chave: imagem, comunicação com clientes, conhecimento técnico, aumento da produtividade, equipamento instalado.

    11 MIN

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Têndencias

    5 Tendências para o Pós-venda Automóvel em 2023

    Identificámos 5 tendências para 2023: digitalização Serviços, eletrificação da mobilidade, aumento venda de usados, consolidação do Sector, novos Modelos de negócio.

    14 MIN

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    Têndencias

    Vamos dar voz a influenciadores que inspiram o futuro do pós venda automóvel

    A Tips4y irá lançar uma nova rubrica nos seus vídeos TIPS TALK e brevemente convidará vários profissionais de áreas distintas que nos inspiram pela sua inovação.

    8 MIN

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Têndencias

    5 fatores estratégicos para otimizar o seu negócio no atual contexto

    Face aos desafios constantes e "dores de cabeça", destacamos 5 fatores estratégicos para as empresas do pós-venda automóvel otimizarem o seu negócio.

    11 MIN

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    Têndencias

    Boas práticas digitais para oficinas e lojas de peças auto em 2022

    A digitalização é uma das tendências do setor pós-venda auto. Irá impulsionar a capacidade de mudança na adoção de novas práticas e a aceleração constante da inovação.

    13 MIN

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Têndencias

    O que mudou na gestão das pessoas? Os desafios de uma nova era.

    Jorge Cancella de Abreu é o nosso convidado para nos falar sobre a gestão de pessoas, gestão de talento e cultura organizacional. Que desafios estamos a viver.

    12 MIN

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Têndencias

    Auto Delta, uma parceria de sucesso com a TecDoc e a Tips4y

    Entrevista com Marcelo Silva - Chief Operations Officer da Auto Delta sobre a indústria, desafios do e-commerce e os benefícios da colaboração com a TecDoc.

    14 MIN

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    Têndencias

    Impacto da sinistralidade e tecnologia no negócio da reparação auto

    À redução da sinistralidade automóvel, que a pandemia acentuou, junta-se todo um conjunto de novas tecnologias de segurança. Como se adapta o negócio da reparação?

    9 MIN

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    Têndencias

    Principais tendências no aftermarket para 2021

    O ano de 2020 irá marcar o mundo. Veja 6 tendências que poderão influenciar tomadas de decisão valiosas nos negócios do aftermarket em 2021.

    10 MIN

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Têndencias

    4 Dicas para atrair clientes para a oficina

    Sugestões práticas na área do marketing digital que no atual contexto de pandemia assumem particular importância, atraindo e fidelizando clientes.

    13 MIN

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    Têndencias

    Covid-19: A importância da digitalização do pós-venda automóvel

    O pós-venda automóvel está em constante mutação e enfrenta desafios cruciais na diferenciação dos negócios. Conheça a importância de abraçar a digitalização

    7 MIN

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Têndencias

    A tecnologia 5G aplicada à mobilidade automóvel

    Veículos a comunicar entre si e a interpretar informações do meio envolvente já é uma realidade. Conheça as vantagens da implementação da tecnologia 5G.

    9 MIN

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Têndencias

    Os desafios que as novas formas de mobilidade estão a colocar ao rent a car

    Os serviços de rent a car foram obrigados a evoluir para acompanhar as novas tendências de mobilidade. Conheça os desafios colocados a estas empresas.

    9 MIN

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    Têndencias

    O potencial da China no mercado de carros elétricos

    A China está a dominar o mercado de carros elétricos. Conheça os fatores determinantes desta liderança no maior mercado automóvel mundial.

    11 MIN

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    Têndencias

    Ferramentas Digitais na Redução das Devoluções de Peças

    [Excerto ou descrição do artigo]

    9 MIN