Tendências do após-venda automóvel para 2025
Têndencias
O mercado de após-venda automóvel tem vindo a enfrentar de forma constante os avanços tecnológicos da indústria automóvel e os desafios sociais e económicos que de forma global afetam as diversas economias. A eletrificação do parque automóvel, constrangimentos de preços e stocks, o novo perfil de um consumidor mais digital e a forma como encaramos a mobilidade impulsionaram mudanças estruturais nos negócios dos diversos players do setor.
Os métodos tradicionais de gestão das empresas do após-venda estão agora ultrapassados. As operações manuais estão a ser redefinidas com a digitalização e automatização de vários processos, para além de uma indispensável requalificação de competências internas das equipas.
A mudança é inevitável e também traz novas oportunidades. O mercado tem de adotar a inovação e uma mudança de mentalidade orientada para o futuro, promovendo a competitividade.
Vamos abordar algumas tendências que poderão marcar o ano de 2025 no após-venda automóvel:
Digitalização e qualidade dos Dados
A digitalização vai continuar a redefinir o Aftermarket e o acesso a soluções digitais que se distingam pela qualidade dos dados irão ser fundamentais para simplificar processos de identificação e encomenda de peças, aumentando a eficiência e reduzindo erros. Além disso, os veículos conectados estão a gerar dados valiosos para oficinas, distribuidores e fabricantes. Este fluxo de informação irá criar novas oportunidades para diagnósticos remotos, atualizações de software e até serviços personalizados.
Eletrificação e Sustentabilidade
A eletrificação dos veículos continuará a acentuar-se, tendo forte impacto no mercado da reparação, manutenção e venda de peças auto. Desta forma a economia circular assente nas “peças verdes” (peças usadas originais) poderá confirmar-se como uma boa oportunidade de negócio, pois cerca de 80% das peças dos automóveis já podem ser recuperadas e reutilizadas.
IA como acelerador da produtividade e eficiência
A Inteligência Artificial (IA) está rapidamente a transformar o setor do após-venda automóvel, prevendo-se que, em 2025, desempenhe um papel ainda mais crítico. Temas como a Manutenção Preditiva, a Gestão Otimizada de Stocks, Assistentes Virtuais e Chatbots, e Personalização de Serviços irão fazer com que as empresas naturalmente obtenham um aumento de eficiência e produtividade.
Necessidade de (Re)qualificação dos profissionais do setor
Um dos maiores desafios do setor é a falta de profissionais qualificados. A crescente sofisticação dos veículos e a digitalização das operações aumentam a exigência de profissionais qualificados nas várias áreas do após-venda auto, principalmente na reparação. Em 2025 será prioritário que as empresas do setor invistam na qualificação dos seus recursos humanos de forma a incentivar a sua retenção através de formação contínua e criem também incentivos para atrair profissionais das novas gerações.
A Tips4y continua empenhada em construir o futuro da mobilidade automóvel!
O setor de após-venda automóvel está a reinventar-se. Empresas que apostarem em inovação tecnológica, práticas sustentáveis e adaptação às novas exigências do mercado estarão preparadas para liderar num cenário competitivo e em constante evolução. Em 2025 a inteligência artificial será fundamental para todos os negócios e será vital que as empresas invistam na formação e requalificação dos profissionais do sector, através de novas competências na gestão e eficiência de processos que resultem em métodos inovadores de trabalho nas diferentes áreas do após-venda.
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